Logotipo

Um logotipo ou simplesmente logo é um conjunto formado por duas ou mais letras fundidas em um só tipo, compondo uma sigla. Essa peça de design identifica ou representa uma entidade (marca de produto ou serviço). Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica de uma marca. Por isso ela geralmente está presente nas peças de uma empresa. Como toda a assinatura, o logotipo segue um padrão visual que o torna reconhecido.

O uso correto do logotipo é uma ação que pode reforçar a imagem de uma empresa. No sentido lato, o termo pode ser usado como o conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático), o que, por extensão de sentido, pode ser entendido como a representação visual de qualquer marca.

A palavra logos, do grego, significa conhecimento e também palavra. Embora a etimologia coloque como correlato mais apurado de logos, em português, os termos estudo ou lógica, "logomarca" acaba assumindo o significado de "palavra-marca" o que, num estudo linguístico, pode não fazer sentido.

Parte dos designers e profissionais da área, usam o termo "logomarca" por seu suposto caráter mais abrangente.

Preencha o formulário abaixo para que nossa equipe possa entrar em contato com você.